Economizando água

Economizando água

Quando o assunto é meio ambiente os ânimos sempre acabam um pouco tensos. É correto dizermos que muito da responsabilidade sobre o cuidado com a natureza e com a sustentabilidade vem da iniciativa governamental e privada. Entretanto, não podemos apenas colocar a culpa em alguns líderes abstratos, temos que pensar o que cada indivíduo pode fazer para cumprir a sua parte. O tópico de hoje é sobre a água, um dos principais bens do planeta e que se não for preservado acabaremos a perdendo.

Somos privilegiados, enquanto brasileiros, pela grande quantidade de água que temos no nosso país. No entanto, isso só aumenta a nossa responsabilidade. Vamos então comentar sobre alguns tópicos que podem nos fazer economizar água:

Lavar o carro e calçada – não use a mangueira. Esta é a principal recomendação. Usando a mangueira durante 15 minutos, uma vez por semana, faz com que você acabe gastando quase 15 mil litros de água ao ano. Prefira um balde, vassoura, panos e escovas.

Regar as plantas – prefira regadores. Usando regadores ao invés da mangueira, você economiza menos da metade de litros de água.

Piscina – o grande problema da piscina é a quantidade de água que é evaporada e que precisa ser reposta depois. Recomenda-se o uso de uma cobertura na piscina, que reduz em 90% a evaporação da água.

Louça – Enxague a louça toda de uma só vez, depois de ensaboar todos os ítens a serem lavados. Lavando a louça com a torneira sempre aberta gasta cerca de 240 litros de água em 15 minutos de lavagem. Abrindo-a apenas para  o enxague, este número cai para 80 litros, três vezes menos.

34 comments

A água, não só do próprio país, mas de todas é nações é responsabilidade do mundo inteiro, pois se um não preservar,precisará dos recursos hídricos de outrem, portanto, todos devem preservar e insensata é a nação que não direcionar atenção para isso!

Lendo o artigo sobre como economizar água. O grupo junto pensou e através de leituras sobre sustentabilidade. Acha importante uma campanha incisiva dentro das escolas. Porque levando ideais e mostrando ao jovem a importância da água e meios de diminuir o desperdício. Esses mesmos jovens aprendem e levam o que aprenderam e criam novas ideias e levam para suas casas. E desta forma outras economias domesticas surgirão.Abrangendo outros setores importantes para se economizar e incentivar também sobre coleta de lixo e meios de transporte alternativos.

Mano é muito boa essa reportagem alem de ser de água gostei dá parte em que fala os minutos de quando e o tempo que fica para usar a mangueira.
adorei a reportagem.

Eu acho um abisurdo o geito que o pessual gasta água, nós temos que economizar água :15minutos com a torneira ligada é 240 litros de água gastada. Se a gente não economizar água do planeta vai acabar. Fassa o possivel para economizar.

quando li sua reportagem entendi porque no nosso estado de São Paulo e na região suldeste está faltando a água adorei a reportagem parabéns

Oi sou GutiNNN meu amigo BielzinhOOO e 7Minutos visita nossa pagina lá no youtube:7minutos então gostei bastante da reportagem muito boa aprendi bastante a economizar aguá agora n vou mais gastar muita agua 🙂

Gostei muito deste texto gostaria que publicaçe mais coisas desse tipo porque eu me enspiro por coisas assim se eu tivese a idade adequada para fazer augo para que a água no mundo nao acabese no mundo que pena que eu nao posso !!! BJS

nós eu isabella e alicia soriano lemos o artigo (Economizando água).
adororamos a reportagem da água por que é muito importante ficarmos sabendo disso adoramos.kkkkkkkk

Lendo esse artigo,sobre a economizar água meu grupo resolveu cada uma falar sobre seu ponto de vista desse artigo.
Eu Beatriz,acho que o ser humano deveria contribuir com isso!Pois sabendo que isso um dia poderia acontecer,foi lá e destruiu a mata Amazônica,e hoje estamos aqui,sem água,sem chuva e sem a população nos ajudando,gostaria de obter mais informações. 🙂
Sou Vanessa e estou aqui pra falar sobre a falta d’água e não acho isso nem um pouquinho bom,mas é isso que população tão fazendo com a água e está acabando com a gente! 🙂
Sou Letícia e no meu ponto de vista essa crise que estamos passando é muito ruim e espero que a população tenha ideia que isso possa fazer muito mal.:)

gostei muito do texto economizando agua eu aprendi bastante quando vi que lavando com a mangueira pode alcançar 15 mil litros de agua por dia vcs podiam fazer mais sobre a agua gostei valeu pela dica sem mais obrigado.

Muito legal esse assusto da água realmente estamos em crise com a água aqui em são paulo.acho que agora deveriam economizar água porque quero ver são paulo ficar sem água.Tem gente que não liga para isso,e eu não quero ficar sem água.

Achei muito interessante pois é uma coisa que esta acontecendo com São Paulo e também precisa ser alertado não só para os paulistanos sim para o Brasil e o mundo *-* 🙂

Achei muito interessante pois é uma coisa que esta acontecendo com São Paulo e também precisa ser alertado não só para os paulistanos sim para o Brasil e o mundo.

Eu sou a Grazielle e achei muito importante esse texto para quem gasta Água.
Se você que gosta de lavar carro e calçada é bom economizar,pois essa Água pode ser utilizada por você e também por outras pessoas.se economizar não falta para você nem para nós.

Obrigada Pela Sua Atenção.

eu gostei muito do texto”economizando agua”eu aprendi muito quando vi que gastando agua com a mangueira pode gastar 240 litros por dia sem mais

eu gostei muito do texto”economizando agua”eu aprendi muito quando vi que gastando agua com a mangueira pode gastar 240 litros por dia sem mais.

Eu sou vitor e gostei muito achei muito legal esse texto dizendo como economizar água e eu nunca tomei banho demorado mais é isso 😀

Olá sou vinicius e gostei da reportagem pois achei verdade de as pessoas gastarem muita água do Brasil :e

Muito educativo o texto apresentado “Economizando Água”, e aproveito a oportunidade para sugerir como pauta, texto relativo a um grave problema e que as administrações públicas; Federal, Estaduais e Municipais não estão dando a mínima importância e que inviabiliza ainda mais o consumo da água, que é o “esgotamento sanitário”, já que no Brasil os percentuais urbanos de rede de coleta e tratamento são muito baixos, e grande destes efluentes, digo, esgotamento sanitário e lançado “in natura” nos córregos, rios, lagos e mares, desde as pequenas comunidades isoladas como nas grandes cetros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, assim como as tão esquecidas pela mídia como Belém, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e até mesmo São Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *